Comunicação é um ponto chave para que seu público consumidor, possa reconhecer sua empresa, seus valores, produtos e serviços. Quanto mais próximo, mais empatia desperta, maiores são as chances de ser lembrado numa decisão de compra, em uma parceria, uma indicação para um amigo ou amiga.
Logo, sua presença na Internet, nos inúmeros canais de comunicação que a grande rede proporciona sem dúvida é imperativo para qualquer negócio.
Ter um site na Internet é suficiente?
Entendemos que a resposta é não. Se avaliarmos brevemente alguns números, o Registro BR, ligado ao comitê gestor de todos os domínios brasileiros, apontava em Agosto de 2020 por exemplo, que o Brasil possuia mais de 4,3 milhões de domínios. O IBGE por sua vez, dados de 2018, já apontava 136 milhões de brasileiros utilizando a grande rede até aquele ano.
Um ponto curioso sobre números da Internet, é que qualquer estatística que pesquisarmos estará obsoleta, no segundo seguinte à publicação. O fato é que a Internet está espandindo em número de sites e pessoas conectadas.
Segundo o Our World in Data (www.ourworldindata.org), em 2016 já tinhamos 3,4 bilhões de pessoas conectadas e em Agosto/2020, a Internet Live Stats (www.internetlivestats.com) apontava, mais de 1,8 bilhões de sites no ar.
Com os números, e rítmo impressionantes da Rede, acreditamos que seja fácil entender, que apenas publicar um site na Internet não garante um público, quanto mais a conversão em negócios.
Para se destacar na multidão, a dedicação, planejamento e ações que promovam a divulgação transparente, honesta e objetiva da empresa pelo seu site, permitem chamar a atenção de seu público.
Redes Sociais como ferramenta de comunicação
Já passamos a marca de 26 anos desde que a primeira rede social foi instituida. A Classmate na década de 90 trazia, e até hoje traz, uma forma simples de reencontrar seus colegas de escola.
Desde então as Redes Sociais foram diversificando sua atuação polarizando, os mais variados grupos de pessoas, de diferentes interesses.
Curiosamente após mais de um quarto de século desta nova forma de expressão Humana, algumas Redes Sociais se encontram no meio de discussões a respeitos de Liberdade de Expressão, Fake News, e um certo descrédito geral. Ainda nesse ambiente, as Redes continuam populares, sendo que os usuários vão alternando atenções de uma rede para outra, de acordo com a onda que cada uma propociona em cada momento.
O assunto é tão sério e polêmico, que em 2007, a agência Reuters documentava a reuniâo que aprovava a resolução, com a anuência de países como Brasil e EUA, afirmando que os Direitos Humanos no ambiente digital devem ser protegidos e promovidos da mesma forma, e com o mesmo comprometimento dos Direitos Humanos no mundo físico. É bem possivel que a ONU retome as discussões sobre o tema, tal qual empresas como Facebook defendem.
Dentro das Redes Sociais temos um espelho virtual das Sociedades ao redor do mundo. Então estar presente nessas redes, interagindo com seu público alvo faz todo o sentido.
O que significa Curadoria Web & Redes Sociais?
Manter um contato próximo com seu público, informando, recebendo críticas, opiniões positivas e negativas, desenvolvendo campanhas publicitárias e mensurando, todo o esforço virtual que se converte em negócios, é o grande papel da Gestão ou como chamamos, Curadoria da sua presença na Internet.
Procure um Parceiro Experiente
Procure um parceiro para auxiliá-lo neste que deve ser encarado como um projeto, que envolve a empresa como um todo. Se desejar nosso auxílio, estamos a sua inteira disposição através dos nossos canais.